Expertise em projetos para a Área de Saúde


Trabalhamos com aplicação de técnicas específicas que permitem maior acuracidade das informações.

Algumas metodologias e técnicas sobre diferentes dimensões do relacionamento com diferentes públicos de interesse, para identificação de oportunidades e previsões mais realistas.

DIARY
STUDY


  Hábito prescritivo, processo decisório sobre tratamentos disponíveis através de casos de pacientes reais.

  Limita as generalizações e racionalizações sobre a conduta diária.

  Permite avaliar alterações no curso do tratamento, e identificar características dos pacientes capazes de modificar o curso de tratamento.

Jornada do Paciente e
Patient Experience


  Conhecimento sobre todas as etapas e possibilidades da jornada de tratamento dos pacientes permite identificar oportunidades de geração de valor para a relação com os envolvidos através de lançamento ou adequação de produtos e serviços.

  Pode ser construído combinando os pontos de vista dos médicos e dos pacientes.

  Pode ser realizada com o objetivo de gerar pauta jornalística sobre a relação / contribuição da organização com o conhecimento e geração de diálogo sobre uma doença/condição específica.

  • Estima-se que atualmente existam cerca de 7.000 a 8.000 doenças raras no mundo, que acometem entre 6% e 8% da população mundial, sendo 13 milhões só no Brasil.

  • O Ministério da Saúde considera doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos ou 1,3 para cada 2 mil pessoas. 80% das doenças raras são de origem genética.

  • O tratamento envolve, na maioria dos casos, protocolos clínicos de alto custo e complexidade, o tratamento nem sempre é de fácil acesso. A saída mais frequente para garantir o acesso aos medicamentos e ao atendimento especializado continua sendo via processos judiciais.

  • O principal desafio é garantir melhor assistência a milhões de pessoas que sofrem com essas doenças de difícil diagnóstico e tratamento.

  • Algumas alternativas já estão sendo colocadas em prática, a exemplo da educação médica continuada em genética médica, desenvolvida pelo CFM em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), apresentada em agosto, durante o 2º Fórum do Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é promover atualização científica que possibilita aos médicos fazer diagnósticos precoces, mudar o curso do desenvolvimento da doença e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

  • Uma outra alternativa é conhecer a jornada dos pacientes diagnosticados com doenças raras, para conhecer os obstáculos, desafios nos processos de diagnóstico, busca por tratamento e por elevação da qualidade de vida.

  • A Lumini Conhecimento já realizou projetos com este foco, para diversas doenças e doenças raras. A empatia e a escuta profunda durante todo o processo, além da experiência prática em mapear jornadas e cadeias de valor, foi fundamental para conectar as experiências dos pacientes e cuidadores com empresas interessadas em prover soluções e agregar valor na relação com eles. O compartilhamento dos achados com as equipes envolvidas se deu através de workshops de co-criação, que permitem uma imersão na jornada do paciente, apropriação do conhecimento, criação de planos de ação consistentes e soluções diferenciadas.

BRAND
TRACKING



  Permite avaliar quais atributos determinam a escolha por um tratamento, a ordem de relevância entre eles, e como as opções de tratamento são percebidas de acordo com esses atributos.

  Permite conhecer as oportunidades de aumento na satisfação geral com um tratamento específico.

Anne Koch

Planejamento e Atendimento